Publicidade Marcilio Noticias

Diante da situação epidemiológica de Sarampo enfrentada por nosso país, que vem apresentando surtos da doença em 11 estados, o Ministério da Saúde atualiza a recomendação por meio de Nota Técnica que os pais e responsáveis procurem a unidade de saúde para que TODAS as crianças de 6 meses a menor de 1 ano tomem reforço da vacina Tríplice Viral, para que seja feito um trabalho eficaz de prevenção contra essa doença.

Lembramos ainda que toda a população até os 49 anos deve procurar a Unidade de Saúde para avaliação da caderneta de vacina para saber se há necessidade de tomar o reforço da vacina Tríplice Viral que protege contra o Sarampo.

Os profissionais da saúde são um público vulnerável, devendo apresentar 2 doses de vacina Tríplice Viral independente da idade, portanto, esses devem procurar o serviço de saúde para atualização da caderneta vacinal a fim de evitar o aparecimento de casosde  Sarampo em nosso município.

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitida pela fala, tosse e espirro do indivíduo infectado. O período de incubação é de geralmente 10 dias, variando de 7 a 21 dias, a partir da data da exposição até o aparecimento da febree cerca de 14 dias até o início do exantema.

Sinais e sintomas característicos são: febre alta acima de 38,5ºC, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta, exantema que começa na cabeça em direção aos pés e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema).


Deixe a repetição