Publicidade Marcilio Noticias

Corredor ressalta que o desafio é para ser saudável e cada um deve respeitar seus limites

Um desafio pessoal lançado em janeiro tomou proporções que nem o idealizador da ideia, Cristiano Kazuo Sasada, 40 anos,  imaginava. Formado em Biologia e Educação Física, o cabo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, morador da cidade de Ivinhema-MS, corre todos os dias, desde o dia 01 de Janeiro de 2019, e o objetivo é fechar o ano correndo os 365 dias consecutivos.

A diferença de janeiro para cá é que agora Kazuo faz seu trajeto de, no mínimo, 5 km diário acompanhado de mais de 30 pessoas. Tem gente espalhada por Mato Grosso do Sul e até no interior de São Paulo.

“Meu amigo, Alessandro Fontes, de Campo Grande, completou o desafio no mês passado e outro amigo, Cícero Neto, que está fazendo este mês no interior do São Paulo”, conta.

Kazuo ajudou a criar a equipe ACI (Amigos Corredores de Ivinhema-MS), em 2018, e agora o grupo conta com 85 membros.

Como já praticava a corrida de rua, decidiu iniciar um desafio pessoal, e o que era para ser um mês está se tornando um ano.

“Como eu já praticava a corrida de rua, me desafiei a percorrer 5 km todos os dias, durante o mês de janeiro. Aí minha esposa, Vânia Magalhães Sasada, disse que se eu continuasse, ela correria comigo em fevereiro, e assim fizemos, também corremos o mês fevereiro”, conta.

No mês de março, outro amigo, Anderson “Gigante” Fabrício Moraes deu o nome à ação de “Desafio Japonês Maluco” e a frase pegou. “Ele me disse que se eu continuasse correndo e esperasse as férias dele, em junho, ele correria comigo”, lembra.

Kazuo correu sozinho nos meses de março, abril e maio, mas em junho, como combinado, além do Gigante, o trajeto foi feito por mais oito pessoas. O número de interessados foi aumentando e em agosto subiu para 14 corredores cumprindo o desafio. “Agora em setembro iniciamos com 32 pessoas”, ressalta o policial militar.

Desde que o fluxo de participantes aumentou, no mês de junho, Kazuo tem feito a entrega de medalhas aos concluintes do desafio. “Na primeira vez fiz os adesivos na gráfica e colei na medalhinha de MDF, tudo bem artesanal. Em agosto consegui o apoio de alguns comerciantes e a medalha mudou. Foi um modelo mais padrão. Consegui brindes através de comerciantes locais, e até de Campo Grande, e fiz sorteio entre os participantes da equipe ACI que concluíram o desafio”, conta.

Neste mês de setembro, o custo com medalhas será financiado pelo próprio Kazuo, mas ele espera conseguir pelo menos os brindes para sortear entre os corredores da equipe que concluírem o desafio.

O policial militar esclarece que o mais difícil não é percorrer os 5 km, mas manter o ritmo diariamente. Separar um tempo do dia, seja pela manhã, a tarde ou à noite, independente das condições climáticas, deve ser uma meta.

“No início era um desafio pessoal, mas agora, é uma satisfação muito grande ver outras pessoas se desafiando também, se exercitando, e saber que influenciei de alguma forma, nessa mudança de hábitos. Muitos dos participantes, antes levavam uma vida sedentária, um deles inclusive, minha sobrinha Deyse Yuri, que já está no 3º mês de desafio. Estou muito feliz em tirar o pessoal do sofá”, garante Kazuo.

O corredor ressalta que o desafio é para ser saudável e cada um deve respeitar seus limites. Para quem não é de Ivinhema e deseja participar do desafio, basta correr 5 km todos os dias e marcar a hashtag Desafio Japonês Maluco nas redes sociais.

“Eu não deixei de correr nenhum dia. No dia 1º de janeiro de 2019, iniciei o desafio em Peruíbe-SP, depois corri em Capão Bonito-SP, Amandina (distrito de Ivinhema) Nova Andradina-MS, Nova Casa Verde (distrito de Nova Andradina), Naviraí-MS, Bonito-MS, Campo Grande-MS e em Novo Horizonte do Sul-MS. O importante é separar um tempo para cumprir o desafio.”

No dia 9 de setembro, Kazuo completou 252 dias consecutivos, percorrendo 1.898 km.

“A ideia principal é provar que é possível sair da zona de conforto, do sedentarismo, e praticar alguma atividade física. Se eu consegui, até agora, correr todos os dias do ano de 2019, qualquer pessoa consegue fazer alguma atividade física, que mais lhe agrade, duas ou três vezes por semana. Cada um deve respeitar seus limites. Se não conseguir nesse mês, tente no outro. O desafio está lançado. Vamos ver se conseguimos recrutar mais “Malucos”, finaliza.

Desafio Japonês Maluco

1° temporada Fevereiro/2019

  1. Kazuo 🏆
  2. Vânia 🏆

2° temporada Junho/2019

  1. Kazuo 🏆
  2. Anderson Gigante 🏆
  3. Deyse 🏆
  4. Sue Hellen Capucci 🏆
  5. Kleydyanne 🏆
  6. Paula 🏆
  7. Rosália 🏆
  8. Wilma 🏆
  9. Dito 🏆
  10. Ranilson 🏆

3° temporada Agosto/2019

  1. Kazuo 🏆
  2. Deyse 🏆
  3. Suellen Caetano 🏆
  4. Sue Hellen Capucci🏆
  5. Edmara 🏆
  6. Eliane 🏆
  7. Marcos 🏆
  8. Maria Lucia 🏆
  9. Agnaldo 🏆
  10. TTT 🏆
  11. Regina 🏆
  12. Alessandro Fontes 🏆
  13. Dr. Fábio 🏆
  14. Álvaro Becegato 🏆

4° temporada Setembro/2019

  1. Kazuo 
  2. Deyse 
  3. Maria Lucia 
  4. Sue Hellen Capucci
  5. Mariel F. 
  6. Marcos 
  7. Eliane 
  8. Paula 
  9. Rosália 
  10. Suellen Caetano
  11. Dito 
  12. Kleydyanne 
  13. Lisa 
  14. Odete 

15 . Marta 

  1. Eliandro 
  2. Luzão 
  3. Kauã 
  4. Duda 
  5. Wilma 
  6. Will 
  7. Daiane Dantas 
  8. Darlene 
  9. Jeani 
  10. Edmara 
  11. Moisés 
  12. Adrieli 
  13. Rocha 
  14. Mário
  15. Cícero
  16. Samy
  17. Daniela

Deixe a repetição