A Polícia Civil de Brasilândia, em colaboração com a Polícia Militar, prendeu em flagrante nesta segunda-feira (28) um homem, identificado apenas como S.V.P, de 44 anos, por maus-tratos a animais após uma denúncia recebida pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).
Segundo registros, a ação foi desencadeada em resposta à situação dos dois cães, encontrados em condições de descuido e risco à saúde em uma residência na cidade.
De acordo com a polícia, ao chegar no local, os agentes constataram que um dos cães, chamado “Bolinha,” apresentava sinais de sarna e feridas, enquanto o outro estava infestado de carrapatos. A proprietária dos animais, K.R.O., relatou que seu esposo amarrou os cães para evitar o contato com crianças pequenas na casa.
Diante do estado de saúde dos animais, o Setor de Zoonoses da Prefeitura Municipal foi acionado para prestar assistência.
Conforme relatos, uma equipe de veterinários avaliou os cães e determinou o recolhimento imediato de “Bolinha” devido à gravidade de seu quadro de saúde. O outro animal foi deixado aos cuidados dos proprietários, com orientações específicas para o manejo adequado.
O delegado responsável determinou a condução de S.V.P à delegacia, onde ele foi autuado em flagrante conforme a Lei nº 9.605/1998, que prevê penas de até 5 anos de prisão para o crime de maus-tratos a animais.
A Polícia Civil reforça o compromisso de combater a negligência e os abusos contra animais e incentiva a população a denunciar práticas de maus-tratos para proteger o bem-estar animal na comunidade.





