Avião cai e mata quatro pessoas em Aquidauana, no Pantanal de MS


Foto: Polícia Civil-MS

Um avião de pequeno porte caiu na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23). Segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, as quatro pessoas que estavam a bordo morreram no acidente.

As informações preliminares são de que a queda aconteceu na região da Fazenda Barra Mansa, uma área turística do Pantanal conhecida por receber visitantes do Brasil e do exterior.

Conforme a delegada Ana Cláudia Medina, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), as vítimas são três brasileiros e um chinês. Os corpos foram carbonizados.

As vítimas foram identificadas como:

Marcelo Pereira de Barros (piloto e proprietário da aeronave)

Kongjian Yu

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Rubens Crispim Jr.

Luiz Ferraz é documentarista. O chinês é o arquiteto paisagista Kongjian Yu. Segundo amigos de Ferraz, os dois gravavam um documentário sobre cidades esponja. As mortes foram confirmadas para o g1 pela Polícia Civil e por amigos de Ferraz.

A aeronave era um modelo Cessna, de pequeno porte. Segundo a delegada, o avião explodiu após atingir o solo e os corpos foram carbonizados.

Equipes do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, junto com o Corpo de Bombeiros, estão a caminho da fazenda para iniciar a retirada dos corpos. As causas da queda ainda são desconhecidas e serão investigadas inicialmente pelo Dracco.

A região onde o acidente ocorreu é de difícil acesso, o que pode dificultar os trabalhos das equipes de resgate e perícia. Como o Pantanal enfrenta períodos de seca e cheia extremos, as condições climáticas podem ser consideradas na investigação.

Esta é a segunda queda de avião no Pantanal, neste mês. No dia 16 de setembro, o médico ortopedista e pecuarista, Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, morreu após cair com a aeronave que pilotava, em uma fazenda na região de Corumbá, também no Pantanal.

A aeronave havia decolado de Araçatuba (SP) e tinha como destino uma fazenda da família da vítima em Figueirópolis do Oeste (MT). O trajeto, que deveria durar aproximadamente duas horas, foi interrompido próximo do destino.

G1 MS 

Luiz Ferraz, à esquerda, e Marcelo Pereira, à direita, vítimas do acidente — Foto: Arquivo pessoal
O arquiteto paisagista e urbanista chinês Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim. — Foto: Kongjian Yu / Turenscape / Agência Fapesp